Arquivo do blog

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

UMA VIAGEM DE MISTÉRIO E ENCANTO À ODISHA

 

À noite, quando dormimos, o que somos em essência – alma, espírito – transita com facilidade pelo universo paralelo que nos cerca. Algumas vezes, sonho. Noutras, desprendimento. Em todas, sempre acontece um “download espiritual”, como vêm sendo designadas as informações difundidas de dimensões extrafísicas. Em todas elas, mistério e encanto.

Em setembro de 2023, me deparei num eremitério hindu. Era um ambiente aconchegante, onde divisava as figuras de Belchior e um eremita jovem, vestindo o que - quando acordado pesquisei ser um sherwani, um tipo de casaco longo comum em usado em ocasiões formais pelos hindus.

Ao cumprimentar Bel, ele adornava seu rosto com um sorriso, cuja boca deixava transparecer tres dentes brilhantes, ao que eu indagava a razão deles.

- Você o vê quando sintomizamos nossas conversas na tríade dos elementos água, fogo e ar. 

Do que consegui filtrar do encontro, lembro-me dele falar que antigos povos na Índia atingiram uma certa evolução capazes de se inter-relacionarem com "o  universo paralelo".  Entendi como se vivos pudessem atravessar o portal da dimensão física e conviver naturlmente com o mundo espiritual.

O próprio jovem hindu contou-me essa gente vivia em Odushin - que viria depois pesquisar e a escrita correta ser Odisha(*) -, "uma espécie de paraíso situado acima do Índico". 

Ele próprio dizia fazer essa "viagem" com frequência, ao que lhe perguntei se ele era uma "emanação". Ele apenas sorriu.

Enquanto folheávamos diversos libretos em idioma que eu não saberia distinguir, eu elogiava Belchior pela sua saudável aparência . E ele apenas me dizia "como não poderia estar ao lado desse swami".

Nesse ponto eu me levanto e faço uma reverência dirigida ao jovem acompanhada da citação namastê e saio.

Curioso: a porta do lugar onde eu estava dava exatamente para a praça da Bandeira de Fortaleza e eu me surpreendia de estar voltando pra casa ali no Bemfica. Foi quando me acordei, encantado com a visão. 

(*) Orissa, oficialmente em inglês Odisha e, por vezes na forma histórica portuguesa Orixá, é um estado da Índia localizado junto ao Golfo de Bengala. Seus limites em terra são os Estados de Jharkhand a norte, Bengala Ocidental a nordeste, Andhra Pradesh a sudoeste e Chatisgar a oeste. A capital é Bhubaneswar. Foi criado a 1 de abril de 1936 como província da Índia britânica. Essa data é celebrada hoje em dia como Utkal Dival (dia de Orissa). (Wikipédia)